quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Para ampliar, clicar sobre cada imagem

Esta jovem teve dificuldade em aceitar aquele nariz... Valeram-me os/as colegas, que a consideravam um dos desenhos mais conseguidos.
Como eu digo frequentemente, uma caricatura é para os outros apreciarem, não é propriamente desenhada para o gosto do caricaturado...
 Nas minhas caricaturas evito, tanto quanto possível, "afogar" o rosto em conteúdo secundário (as "bocas", como agora se diz...
 Rostos como este,de olhos claros e cabelo idem, são mais difíceis de caricaturar. Se o caricaturista tiver pouca experiência (ou pouca paciência... ou pouco tempo...) a caricatura pode saír sem eficácia. E - atenção! - uma plaquete é coisa única na vida de um estudante; e para toda a vida!
 Nesta caricatura, o cabelo era coisa aparatosa; mas difícil mesmo foi caricaturar a expressão dos olhos.
 Para ser exacto, eu não desenho olhos, desenho olhares! Veja-se a expressão contemplativa na caricatura de cima e a expressão penetrante do olhar da caricatura de baixo.
 Nestas caricaturas a preto e branco, uma grande dificuldade do caricaturista é fazer passar a informação da cor dos olhos. Mas consegue-se! Os olhos da caricatura de cima são verdes e os da de baixo são negros.

 Esta jovem da caricatura de baixo tem umas bochechas muito rosadas. Bem... a plaquete foi impressa a preto e branco (terão aparecido umas bochechas em tom cinzento...) mas pelo menos o original ficou com essa mais-valia!
 Os homens são muito mais fáceis de caricaturar.
 Possuem uma fisionomia mais dura, mais básica.



Sem comentários: