sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Caricaturas académicas não podem ser "todas iguais"

As caricaturas desenhadas neste âmbito académico de Coimbra, isto é: para as plaquetes da Queima das Fitas, sofrem por vezes da tendência para o estereotipo, por parte de um ou outro desenhador. Percebe-se porquê: a Queima tem data marcada, é preciso entregar as caricaturas e demais material a tempo e horas nas tipografias, alguns quartanistas deixam para o último momento a elaboração das caricaturas... Enfim, um sem-número de factores coloca o caricaturista perante a necessidade de desenhar muitas caricaturas em pouco tempo. E nem sempre se apercebe de que está a desenhar na base de "chapa sete".
Fujo disso, tanto quanto me é possível. Outros defeitos terei, mas esse... creio que não.
Eu próprio me ponho às vezes do lado de fora de mim mesmo, tentando encontrar tiques desse defeito comparando as minhas caricaturas. Estas 4 dezenas de caricaturas que aqui mostro, são todas de quartanistas do mesmo curso. E, comparando-as, creio poder afirmar que nenhum rosto se assemelha a outro.
A minha preocupação é, perante cada caricaturado, captar a sua identidade. E o rosto é apenas o suporte disso; as suas expressões, os seus tiques, o seu sorriso, o seu olhar, não são mais do que os indícios de uma alma que o caricaturista tenta desvendar.
Eis, então, o fascínio (eis, então, a dificuldade...) da descoberta de cada personalidade que se "esconde" para além de um rosto.
Como poderemos, portanto, desenhar dois rostos parecidos?!...
Do ponto de vista fisionómico, até podem haver duas fisionomias semelhantes (aliás, podemos organizar as pessoas em grupos psicossomáticos). Mas cada individualidade é uma identidade.
Aí mais para baixo, hão-de encontrar afirmações minhas afirmando um conceito que aprendi com Célio Cantante: "Eu não desenho olhos, desenho olhares. Eu não desenho bocas, desenho sorrisos". A psopósito, comparem as expressões do desenho de cima com as da caricatura de baixo
Continuem a comparar os rostos que estão antes e depois destas palavras. Fui claro, acerca do que é desenhar olhos e desenhar olhares?
Fazer a caricatura de um homem é muito menos difícil. Tentem, aqui em baixo, perceber porquê!...



Sem comentários: