sábado, 6 de setembro de 2008

Livros de Curso agora também a cores
As caricaturas de Zé Oliveira

Com o recomeço das aulas no ensino superior, chega a altura de os estudantes universitários em final de carreira académica começarem a preocupar-se com o seu livro de curso ou com a plaquette (termo coimbrão dado a cada caderninho que, não sendo a mesma coisa que um livro de curso, também contém a caricatura de cada estudante).




Para ampliar as imagens, clicar sobre elas

Zé Oliveira, que é um dos caricaturistas portugueses mais experientes neste género de caricatura, disponibiliza a partir de agora um novo "produto": caricaturas coloridas.




Faz todo o sentido, considerando os níveis de sofisticação a que chegaram os equipamentos de tipografia. Hoje, imprimir a cores é mais acessível do que há poucos anos.

Caricaturas "ao domicílio"

Zé Oliveira desloca-se a qualquer parte do país, onde obtém em apontamento tomado ao vivo a caricatura dos estudantes, que depois elabora em arte-final na tranquilidade do seu atelier. Essas sessões ocorrem normalmente num espaço da universidade e são sempre muito divertidas, factor preponderante para que as caricaturas transpareçam alegria. Quando alguns estuantes não podem estar presentes, a caricatura desses é elaborada com recurso a fotografias.

O modo mais prático para contactar Zé Oliveira, é usar o endereço de mail acima. Mas teclando-o, pois isto é simplesmente uma imagem, não un link; para evitar os spams.


Quanto mais cedo, melhor...


Como somos pouquíssimos os caricaturistas especializados neste género de trabalho, não é nada aconselhável os estudantes deixarem a elaboração das caricaturas para a última hora. Eles próprios vão andar no final do ano a braços com sobrecargas de trabalho curricular, somado às maratonas da organização das festas académicas. Mas, infelizmente, é quase sempre nessa altura que se lembram de que lhes falta mandar fazer as caricaturas para o livro de fim de curso. Como os pouquíssimos caricaturistas profissionais não conseguem esticar o tempo, a solução que lhes resta é "encolher" a qualidade de cada caricatura. Para poupar tempo e "acudir" a maior número de "aflitos". Ou recorrer a amadores que frequentemente demonstram qualidade confrangedora.


...e mais barato

Para estimular os estudantes a darem mais cedo "a cara ao manifesto", Zé Oliveira propõe-se fazer uma redução significativa de preços a todos os grupos de estudantes que mandem fazer as suas caricaturas até final de Janeiro. Dupla vantagem, portanto: melhor qualidade por menos dinheiro.


Maratona de 33 horas

Para acorrer a duas situações de "aflitos", no ano passado Zé Oliveira fez em atelier (portanto, na elaboração do solitário trabalho de arte-final) uma maratona de 25 horas consecutivas de laboração e outra de 33 horas! Apenas com intervalos de 20 minutos para as refeições!

Sem comentários: